Como projetar a voz, os melhores conselhos para poder praticar

projectar-voz

Uma das coisas essenciais quando alguém começa a aprender a cantar é saber como projetar a voz, mas calma lá. O que seria projetar a voz? Bom, projetar a voz nada mais é do que fazer com que o som produzido pelas suas cordas vocais seja escutado por outras pessoas que estejam próximo de você. Na verdade, sempre que falamos estamos projetando a nossa voz, mesmo quando diminuímos o volume ou até mesmo quando sussurramos, agora, para que essa prática seja efetiva e que o som que produzido seja agradável e contenha todas as nuances do seu timbre, é importantíssimo seguir alguns conselhos para que a sua voz seja projetada da forma mais eficiente possível. Uma das coisas mais essenciais na hora de falar ou trabalhar com o seu aparato fonador é a respiração, antes de querer cantar ou projetar a nossa voz devemos entender como funciona a nossa respiração e qual é a maneira de utilizá-la na sua máxima potência.

A importância de projetar a voz em um teatro

girl-voice

Uma das profissões que demandam uma prática diária para saber como controlar as suas cordas vocais, o volume aplicado na hora de falar ou cantar, é o de ator ou cantor de ópera. Normalmente essas apresentações são executadas em um teatro e, por exemplo, em uma Ópera o cantor tem que saber projetar a sua voz de tal forma que o som produzido pelas suas cordas vocais seja amplificado pelo seu corpo para poder chegar ao público da melhor maneira possível e que possa se fundir com a música da orquestra, porque no final das contas a voz de um cantor nada mais é do que um outro instrumento em uma obra de teatro, ópera ou musical.

Exercícios de vocalização

Como qualquer outro esporte que trabalhe com os músculos do corpo, cantar poderia ser comparado com um esporte, isso porque um cantor tem que praticar e saber coordenar a função de pequenos músculos no intuito de produzir um som uniforme e que tenha todas as qualidades harmônicas da voz humana. Para poder conseguir esse tipo de façanha, é importante manter uma prática de treinamento diário como seria necessário em qualquer outro tipo de atividade física. Um bom cantor é aquele que trabalha com o seu instrumento diariamente com exercícios de vocalização que vão treinar e preparar o seu corpo para poder atuar da maneira correta na hora de cantar.

A importância da respiração

Respirar não é um ato consciente, é algo que fazemos automaticamente. No entanto, durante o canto, podemos modificar nosso padrão de respiração. Um adulto respira 12 a 20 vezes em média, dependendo de sua morfologia. Ao cantar, podemos usar a inspiração nasal durante silêncios e pausas, fechando a boca para promover a secreção de saliva necessária para umedecer a faringe. Não é conveniente inchar demais os pulmões ao inspirar, evitando a sensação de que está prestes a estourar. Geralmente, é uma boa ideia relaxar os músculos do pescoço antes de respirar.

Exercícios para a língua

proyectar-voz

A língua é um importante modulador do som que produzimos com a vibração das nossas cordas vocais, mas ela pode ser uma faca de dois gumes quando não sabemos deixá-la atuar naturalmente e na hora de cantar a língua sempre deverá se manter em uma posição de repouso constante acompanhando o movimento da mandíbula inferior sem interferir ou frear o som de maneira desnecessária. Um excelente exercício para relaxar e tirar toda a tensão da língua antes de cantar é tentar segurar um lápis posto debaixo dela o máximo de tempo possível que você puder, dessa forma você notará que os músculos que controlam a língua se cansarão e permitirão que você possa cantar mais livremente.

Repita o texto variando as posturas

Enquanto cantamos, devemos ter a sensação de andar na posição vertical que algumas modelos têm quando andam com um livro na cabeça. Também devemos manter os ombros abaixados, como se estivéssemos carregando uma mochila pesada nas costas. No caso de cantar sentado, tentaremos alcançar uma postura o mais semelhante possível quando estamos em pé. Isso geralmente é realizado sentando-se na beira da cadeira. Um interessante exercício, além de ajudar a memorizar o seu repertório em condições adversas, te permitirá tirar toda a tensão dos músculos do pescoço que fazem com que o som tenha muita tensão e sem brilho.