Documentários: peças cinematográficas desenvolvidas com materiais baseados na realidade

documentarios

Os documentários têm um propósito didático, e sua estrutura de imagens e sons transmitem a mensagem de dos fatos de acordo com o ponto de vista do seu autor. É difícil oferecer uma definição exata sobre o conceito do é um documentário e, mais ainda, quando o cinema é uma arte relativamente nova e em constante mudança. Os documentários são tipos de filmes que mostram a constituição de um aspecto de fatos reais, geralmente organizados através de uma história e contado, via de regra, em uma ordem cronológica ou ainda utilizando várias sequências de entrevistas. Mesmo assim, o documentário não tem um formato padrão em si, já que não segue sempre o mesmo estilo de roteiro ou tenha um modelo pré-existente.

documentarios-2

História do documentário

Quando os irmãos Lumiére conseguiram fazer sua versão cinematográfica mais prática e portátil, decidiram sair e filmar momentos da vida cotidiana dos parisienses. Naqueles anos, eles conseguiram retratar cenas famosas como «A saída dos trabalhadores de uma fábrica» ​​ou «A chegada do trem à estação», que na época foram um marco.

Além dessas peças, produziam filmes com um recorte jornalístico que criava as bases para um tipo de cinema que se tornaria o documentário. Durante as primeiras décadas do século XX, houveram grandes documentaristas que fizeram as telas de filmes em todo o mundo, algo que perdeu força devido ao sucesso dos filmes de ficção, que caiu no gosto da maioria dos telespectadores.

Quem são os pais do documentário?

Robert Flaherty é considerado por muitos como o pai do documentário, diz-se que seu amor por esse tipo de filme veio de sua infância. Como estava sempre mudando de endereço constantemente, conseguia explorar vários territórios, algo que despertou seu interesse pela natureza. Com seu primeiro filme chamado ‘Nannok do Norte’, em 1922, ele nos deu um exemplo do que seriam as obras documentais, ela rodou o processo de luta para a sobrevivência do caçador popular, uma tribo de esquimós.

Outro cineasta que lançou as bases de cinema documental foi Dziga Vertov, com o seu mais famoso documentário chamado ‘O homem da câmera’, que mostra o dia a dia de um homem soviético que se dedica a filmar a cidade desde o amanhecer até o anoitecer, uma modalidade de documentário urbano que fez muito sucesso na época.

documentarios-3

Técnicas utilizadas em documentários

Com o passar dos anos, os documentários tiveram que se reinventar para dar espaço a grande popularidade dos filmes de ficção. É por isso que em muitos documentários os diretores usaram técnicas diferentes para gerar mais expectativas.

Os efeitos sonoros são cruciais para causa impacto nos telespectadores, assim como a música que gera emoções e pode dar um toque especial a determinadas cenas. A narrativa é uma técnica essencial ao fazer este tipo de filme, e como são baseados em fatos reais, é possível obter arquivos, fotos e outras informações.

Tipos de histórias de filmes documentários

Os documentários são a amostra audiovisual de uma história real, e há várias maneiras de se falar sobre um mesmo evento, o que intriga muitas pessoas. Alguns documentários são focados em um evento específico, tendo um único tema como a sua «espinha dorsal». Outros, usam um processo em que apresenta os eventos em uma cadeia, dessa forma um acontecimento complementa o outro, como em uma cadeia.

Podemos também encontrar documentários sobre viagens ou mesmo fatos históricos, todos com as suas nuances metafóricas, que conseguem transmitir a beleza de um lugar ou ressuscitar o passado e mostrar para o público com o maior realismo possível.