Time-lapse, a arte de saber contar a passagem do tempo

O tempo é uma das dimensões mais importantes para o homem, embora muitos digam que simplesmente o inventamos para amarrar todos os eventos a uma causalidade e poder entender melhor como as coisas acontecem, colocando-os em um mapa sensorial que vai além do espaço. Existem eventos que ocorrem em um décimo de segundo e outros que levam anos para ocorrer. Existem também aqueles que são repetidos continuamente, como um belo pôr do sol na praia. Poderíamos assistir esse evento por horas, mas também poderíamos criar um efeito perfeito através da fotografia , acelerando o processo e reduzindo consideravelmente sua duração, até deixá-lo em alguns segundos.

É exatamente isso que se busca com a técnica de time-lapse (câmera rápida), um processo através do qual numerosas fotografias são tiradas em diferentes momentos, que são montadas para dar uma sensação de maior velocidade . É assim que um evento que pode durar duas horas é reduzido para menos de um minuto, acelerando a velocidade desse evento através do ritmo das fotografias e mostrando-o de uma maneira muito especial e, acima de tudo, bonita. O time-lapse tornou-se muito elegante nos últimos tempos, não apenas para cobrir o pôr do sol em belas paisagens, mas também para mostrar as montagens de um palco, por exemplo, através de um pequeno vídeo curto de duração reduzida.

Como executar um Time-lapse

Com base no que já sabemos sobre o time-lapse e na maneira como devemos concentrar o tempo em um período mais curto, é importante trabalhar com uma câmera de boa qualidade e fazer o processo através de fotos, não de vídeos, porque o efeito será muito melhor e mais colorido. As fotografias podem ser tiradas com grande qualidade e adaptadas a cada momento e situação específico, algo que com o vídeo custa mais para homogenizar. Para fazer um lapso de tempo, precisamos colocar nossa câmera em um tripé ou em um local específico e deixá-la lá o tempo todo , sem movê-la, para capturar tudo o que acontece à sua frente.

Assim, podemos capturar como uma flor se abre, por exemplo, ou um belo pôr do sol , até o fluxo fascinante de carros, pessoas e luzes em uma cidade grande durante à noite. O truque é tirar uma foto a cada poucos segundos . Dependendo do tipo de cena que gravamos, o intervalo pode ir entre 3 e 5 segundos, para poder ter muitas imagens capturadas que mais tarde, ao juntá-las em uma montagem de velocidade «normal», de cerca de 25 a 30 quadros por segundo, resultará em algo realmente espetacular. Teremos o tempo compactado de uma maneira muito especial e conseguimos mostrar em apenas alguns segundos um processo que pode durar horas, a uma velocidade muito mais rápida, é claro.

Por que fotos e não vídeos?

Como comentamos anteriormente, a câmera deve ser de fotos e não de vídeo , porque o que faremos é tirar várias imagens a cada poucos segundos, de maneira controlada, é claro. Isso pode ser feito em vídeo, mas o resultado não seria o mesmo. A qualidade das fotografias será sempre maior, nos detalhes e na luz, em tudo em geral e, mesmo assim, ocupará menos espaço na memória da nossa câmera. Da mesma forma, os parâmetros serão totalmente personalizáveis, e nós decidiremos quais usar , em vez de permitir que a câmera comece a gravar em vídeo e leve-o o tempo todo, com alterações de luz incluída, algo que certamente não é recomendado para time-lapse.

Time-lapse da natureza

Existem momentos belos e espetaculares que podem ser capturados no meio da natureza por meio dessa técnica. Momentos como a abertura de uma flor, que dura vários minutos e que, graças ao time-lapse , são reduzidos a apenas alguns segundos, ou o nascimento de alguns filhotes, por exemplo. Existem vários programas gratuitos para quem gosta dessa técnica e tem paciência suficiente para passar horas com a câmera tirando fotos que mais tarde se tornarão um tipo de tipo de vídeo em time-lapse. Os animais também podem ser um bom foco, especialmente aqueles que são «mais lentos», como tartarugas e caracóis, porque se forem rápidos, o efeito não ajudará muito na mudança de posição tão grande que haverá entre os disparos da câmera.

É claro que outro dos usos mais espetaculares do time-lapse tem a ver com a gravação de nascer do sol, pôr do sol e auroras boreais , por exemplo, ou o próprio céu noturno e o movimento das estrelas, que na realidade é a rotação do nosso próprio planeta. Os vídeos criados através de fotografias desse estilo são realmente fascinantes e nos mostram em apenas alguns segundos uma noite inteira sob as estrelas ou sob a impressionante luz do norte, algo que sem dúvida fará com que muitas pessoas sonhem em também poder viver essas mesmas experiências. Precisamos ter muita paciência e também alguma prática para tornar nosso time-lapse perfeito, mas, como todo o resto, é uma questão de aperfeiçoar nosso talento.

Artistas de Time-lapse em destaque

Existem muitos artistas , especialmente fotógrafos, que se interessaram por essa técnica e se animam a criar seus próprios vídeos de poucos segundos. Alguns exemplos como Julian Marinov ou Shawn Reeder, especialistas em natureza time-lapse e responsáveis ​​por viajar pelo mundo captando essas imagens maravilhosas para torná-las incríveis vídeos. Também temos Joerg Niggri ou Rob Withworth, que também costumam captar ambientes naturais, embora misturados em muitos casos, com cidades e grandes centros urbanos que também ficam extremamente interessantes sob o processo de edição trazidos por esse artistas.